Notícias

A verdade sobre a escolta de presos e a guarda de muralha desde a criação do cargo de “AEVP”, a luta!

Desde a implantação do cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária em 2002, o governo agiu com descaso e abandono para com a categoria, as atribuições de escolta de presos só foram realmente implantadas na região metropolitana de São Paulo a partir de 2013, e de lá pra cá, pouco se evoluiu, a Polícia Militar continuou a fazer as escoltas em todo o interior do Estado e até a Guarda Municipal de algumas cidades realizavam esta atribuição de forma ilegal. Por isso o SINDESPE sempre lutou para que as atribuições específicas dos AEVPs fossem respeitadas pelo Estado, seja através de denúncias para TV, para o Ministério Público Estadual, para a Corregedoria Geral do Estado, ou em ações judiciais, o sindicato age a mais de 15 anos como retaguarda legal na defesa dos direitos dos integrantes da carreira de AEVP.

Abaixo estão algumas das lutas travadas pelo SINDESPE, durante vários anos, para que as atribuições dos AEVPs fossem respeitadas pelo Estado.

https://sindespe.org.br/portal/ministerio-publico-responde-sobre-escoltas-de-presos-realizadas-pela-policia-militar-a-escolta-e-nossa/

https://sindespe.org.br/portal/promotora-do-mpt-e-pf-baixam-na-base-de-escolta-para-averiguar-denuncias/

https://sindespe.org.br/portal/justica-abre-inquerito-civil-publico-contra-sap-sobre-denuncias-no-polo-de-escolta/

https://sindespe.org.br/portal/sindespe-denuncia-irregularidades-do-polo-de-escolta-de-sao-paulo/