Notícias

“SAP” anuncia criação de 10 centrais de escolta no estado “jornal DHOJE” Rio Preto

Região de Rio Preto vai ter uma Central de Escolta para liberar a PM para o patrulhamento

A Secretaria da Administração Penitenciária ainda não definiu qual município vai receber o equipamento público

A região de Rio Preto terá uma central para escolta de presos operada pela Polícia Penal. A Secretaria de Administração Penitenciária (SPA) ainda não definiu o município em que ela será instalada. Ela vai servir às comarcas mais próximas. O objetivo é liberar os policiais que hoje fazem a escolta para outras atividades.

A SAP informou que devem ser criadas no estado em torno de 10 centrais. O número, no entanto, ainda não está definido. Para efetivar a decisão, na última segunda-feira 29) o governo do estado adquiriu 191 veículos para a Polícia Penal.

A vinda dos novos carros, que estarão nas ruas até o início do ano que vem, fará com que os policiais penais assumam todas as escoltas de detentos no Estado, especialmente no interior, o que antes era feito exclusivamente pela PM. Os policiais militares serão liberados para o patrulhamento e incremento da segurança da população.

“A medida vai ser muito benéfica para a população e para a segurança em geral, porque a Polícia Militar, atualmente responsável pela escolta de custodiados em cidades do interior paulista e litoral, será liberada, em período integral, para prevenir crimes, ficando disponível para atendimento ao cidadão”, disse o secretário da Administração Penitenciária, coronel Nivaldo Restivo.

Os veículos SUV foram adquiridos por meio de pregão A economia foi de 32,5% em relação ao preço de referência. O investimento é de R$ 49,5 milhões.

“Nos últimos três anos, apenas o 48º Batalhão de PM do Interior, responsável pela área de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor, fez cerca de 5 mil escoltas de presos. Será alentador, com o emprego desses novos policiais penais, poder reverter a tropa do 48º para o patrulhamento da área”, afirmou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

A liberação da PM da atividade começou quando as audiências penais passaram a ser feitas virtualmente. Em 2019, eram 39 presídios que tinham equipamento para teleaudiência. Atualmente, são 735 salas em 100% dos presídios do estado.

escolta ribeirao

Fonte: https://dhojeinterior.com.br/regiao-de-rio-preto-vai-ter-uma-central-de-escolta-para-liberar-a-pm-para-o-patrulhamento-2/